Notificações de Covid-19/síndrome gripal nos campi da USP – JANEIRO/22 A FEVEREIRO/23

Desde o início, em março de 2020, a Universidade de São Paulo (USP) tem acompanhado de perto a evolução da pandemia da Covid-19 na comunidade universitária em seus campi. No ano de 2022 foram registrados três picos significativos de casos da doença, em janeiro, junho e novembro.

Os dois picos maiores ocorreram em janeiro e  junho, quando foram recebidas mais de mil notificações positivas. Durante todo o primeiro semestre de 2022 a USP adotou medidas sanitárias para redução da transmissão do vírus entre a comunidade, como exigência do ciclo vacinal para Covid completo, uso de máscaras em ambientes fechados, álcool em gel disponível para higienização das mãos e distanciamento social. Com a redução de casos nos meses seguintes em todo o estado e nos campi, o uso de máscaras foi flexibilizado para maioria das atividades universitárias.

Já em novembro de 2022, ocorreu um terceiro pico de casos da doença, que gerou grande preocupação na comunidade universitária, ainda que em menor proporção que os outros dois picos. A USP respondeu rapidamente, intensificando as medidas de prevenção e controle, retomando a recomendação de uso de máscaras em ambientes fechados.

No entanto, a partir de dezembro de 2022, a tendência tem sido de queda no número de casos da Covid-19, indicando que a ampla vacinação da população e as medidas adotadas pela universidade têm sido eficazes na contenção da disseminação do vírus. No momento, o uso de máscaras na universidade é obrigatório apenas em unidades de saúde. Ainda assim, a USP segue acompanhando de perto a evolução da pandemia e mantendo medidas de prevenção e controle, para garantir a segurança de sua comunidade universitária e contribuir para o combate à pandemia.