Notificações de Covid-19/síndrome gripal nos campi da USP – Primeiro Trimestre 2023

No mês de março de 2023, a Universidade de São Paulo registrou um aumento significativo no número de afastamentos de servidores em função da Covid-19 e/ou Síndrome Gripal em relação aos dois primeiros meses do ano, conforme dados apresentados no gráfico abaixo (Imagem 1).

Em janeiro, houve 153 casos de afastamento, enquanto em fevereiro esse número diminuiu para 129. Entretanto, em março, o número de afastamentos aumentou para 315, o maior valor registrado no período.

A média de afastamentos por mês ficou em torno de 185, com uma variação de 35% entre o mês com menor número de afastamentos (fevereiro) e o mês com maior número de afastamentos (março). A taxa de variação mensal também foi elevada, com um aumento de 23% em janeiro para 45% em março.

O gráfico da Imagem 2 apresenta uma comparação dos afastamentos de servidores da Universidade de São Paulo nos primeiros três meses de 2022 e 2023 devido à COVID-19 e/ou Síndrome Gripal. Observa-se que houve uma significativa redução no número de afastamentos no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.

No mês de janeiro de 2023, o número de afastamentos foi de apenas 153, o que representa uma queda acentuada em relação ao mesmo mês de 2022, quando houve 1090 afastamentos. Em fevereiro de 2023, também foi registrada uma redução significativa nos afastamentos, com apenas 129 servidores afastados, em comparação com os 435 afastamentos registrados em fevereiro de 2022. Março de 2023 foi o único mês que registrou aumento de notificações em relação ao mesmo período de 2022, o que pode nos indicar um possível alerta, especialmente com a chegada das estações de outono e inverno, período em que historicamente se registram altas nas notificações de síndrome gripal.

Entretanto, ressalta-se a ampla cobertura vacinal em todo o estado de São Paulo, particularmente dentre a comunidade universitária. Como medida sanitária, ainda encontra-se vigente o protocolo de afastamento simplificado, que tem como objetivo reduzir o índice de transmissões em nossa comunidade e prezar pela saúde e recuperação de nossos servidores e estudantes.

Notificações de Covid-19/síndrome gripal nos campi da USP – JANEIRO/23 A MARÇO/23

Imagem 1
Imagem 2

Fonte: dados dos sistemas MarteWeb e Stou (fornecidos pelo DRH)