A feijoada, o arroz com feijão, o pão de queijo, o cuscuz e tantos outros pratos… Nossa culinária é rica e diversa. Em tempos de rápidas mudanças nos hábitos alimentares, o “Guia Alimentar para a População Brasileira” valoriza nossos sabores, promovendo saúde e bem-estar orientando nossas escolhas alimentares com respeito às nossas tradições e biodiversidade.
O “Guia Alimentar para a População Brasileira” foi produzido pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ministério da Saúde. Publicado pela primeira vez em 2006, o guia completou 10 anos em 2016 e passou por uma revisão que resultou na segunda edição, disponível desde 2014. Esse guia é um documento essencial que visa apoiar ações de educação alimentar e nutricional no Brasil, adaptando-se às transformações sociais e aos novos conhecimentos científicos.
*Baixe o Guia:*
Você pode baixar o “Guia Alimentar para a População Brasileira” em PDF aqui ou clicando na imagem.
*Princípios do Guia:*
*Alimentação é mais que ingestão de nutrientes:* Envolve os alimentos, suas combinações, modos de preparo e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.
- *Recomendações em sintonia com seu tempo:* Consideram a evolução dos padrões alimentares e de saúde da população.
- *Sustentabilidade:* A alimentação deve derivar de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
- *Diferentes saberes:* A elaboração do guia baseia-se em conhecimentos científicos diversos, incluindo estudos clínicos, populacionais e antropológicos.
- *Autonomia nas escolhas alimentares:* Fornecer informações confiáveis para que pessoas, famílias e comunidades possam fazer escolhas alimentares conscientes e exigir o direito à alimentação adequada e saudável.
*Exemplos de Refeições e Alimentos Típicos Brasileiros:*
*Café da Manhã:*
– Tapioca recheada com queijo coalho e uma fatia de mamão.
– Cuscuz de milho com ovos mexidos e suco de acerola.
*Almoço:*
– Feijoada light com feijão preto, carne magra, arroz integral, couve refogada e laranja.
– Moqueca de peixe com arroz branco e salada de folhas verdes com tomate e palmito.
*Lanche da Tarde:*
– Açaí na tigela com banana e granola.
– Pão de queijo e suco natural de maracujá.
*Jantar:*
– Sopa de abóbora com gengibre e pão integral.
– Baião de dois com arroz integral, feijão de corda, queijo coalho e carne seca desfiada.
O “Guia Alimentar para a População Brasileira” promove a saúde individual e coletiva valorizando nossa rica herança cultural e a sustentabilidade ambiental. Incorporar essas orientações no dia a dia é um passo fundamental para uma vida mais saudável e equilibrada. Baixe o guia agora mesmo!