Agenda 2030: Compromisso com a Saúde e o Desenvolvimento Sustentável

Em setembro de 2015, aconteceu em Nova York a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Neste encontro, foi adotada uma nova agenda global para erradicar a pobreza e buscar um futuro sustentável para todos até 2030. Esta agenda global foi adotada por unanimidade pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas. Trata-se de um plano ambicioso que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para promover um futuro mais sustentável e equitativo para todos. Esses objetivos abrangem uma ampla gama de questões, desde a erradicação da pobreza até a proteção do meio ambiente, passando por uma ênfase significativa na saúde e no bem-estar.

Na Superintendência de Saúde da Universidade de São Paulo (SAU), reconhecemos a intrínseca relação entre saúde e desenvolvimento sustentável. A saúde é um direito humano fundamental e um pilar essencial para alcançar muitos dos ODS. Por isso, nossas iniciativas e programas estão alinhados com os princípios da Agenda 2030, refletindo o compromisso da USP com a promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Compromisso da SAU: Na SAU, nosso compromisso com a Agenda 2030 se manifesta através de diversas ações e políticas. Estamos constantemente buscando maneiras de integrar a sustentabilidade em nossas práticas de saúde, seja através da promoção de estilos de vida saudáveis, da implementação de práticas de saúde ambientalmente responsáveis ou do apoio à pesquisa e educação em saúde sustentável. A SAU reflete o compromisso da universidade com os ODS. A USP é um centro de excelência em pesquisa e educação, e através de nossa colaboração interdisciplinar, contribuímos para o avanço do conhecimento e para a busca de soluções sustentáveis para os desafios globais.