Mitigação da Exposição às Emissões por Preparação de Alimentos em Domicílios de Baixa e Média Renda – Um Guia para Ocupantes Domésticos, Proprietários, Construtores e Conselhos Locais

🍲🌬️ Aprenda como preparar alimentos de forma saudável e sem prejudicar a qualidade do ar interno! Foi lançada a versão em português do guia Mitigação da Exposição às Emissões por Preparação de Alimentos em Domicílios de Baixa e Média Renda, que apresenta 20 recomendações para melhorar a qualidade do ar nas cozinhas. Desenvolvido por 34 coautores de 19 países diferentes, o guia destaca que a fritura é a atividade que mais emite partículas finas prejudiciais durante o cozimento e apresenta soluções para reduzir a exposição à poeira nociva em até duas vezes. A tradução para o português contou com a participação da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), além do Ministério da Saúde e da Universidade de Surrey, do Reino Unido. O guia é uma ferramenta importante para levar informação científica recente aos grupos vulneráveis mais afetados por combustíveis de cozinha não sustentáveis e também para apoiar a gestão local na melhoria da qualidade do ar interno para toda a população.

Leia a matéria completa no Jornal da USP.