Controle efetivo de carrapatos e riquétsias: Um ambiente seguro na Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo, por meio do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e da Superintendência de Saúde informa que a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia com o apoio da Prefeitura do campus e do CEPEUSP acompanha há anos, periodicamente, as capivaras instaladas no campus com duas ações de interesse. A primeira é o controle nas capivaras de carrapatos e de infecção por riquétsias. A segunda tem sido o controle populacional por esterilização.

O resultado mais recente mostra que o carrapato-estrela associado à transmissão da Rickettsia rickttesii, causadora da febre maculosa não foi encontrado nos mamíferos do campus, que se encontram na Raia Olímpica.

Além do controle epidemiológico qualificado da Faculdade de Medicina Veterinária, o CEPEUSP sempre adotou medidas de controle com corte constante da grama na Raia Olímpica e a orientação para uso de calçados em todos os momentos, ações essas, recomendadas pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde que também monitora a população de carrapatos.

Por essa razão, manifestamos que há risco mínimo de infecção por riquétsias no campus da USP do Butantã. No entanto, toda e qualquer membro da Universidade com sintomas febris e tenham visitado áreas rurais no estado de São Paulo que procurem os serviços médicos de urgência.

São Paulo, 20 de junho de 2023

Professor Paulo Andrade Lotufo – Superintendência de Saúde

Professor José Carlos Simon Farah – Centro de Práticas Esportivas da USP.

Raia Olímpica da USP, campus Butantã. Foto: Vanessa Medeiros